Para descansar ou se divertir, o Recanto Pinhão, em Mauá da Serra, é uma ótima opção.

Em abril fomos conferir bem de pertinho mais um lugar muito bacana que tem pelo nosso Paraná. É o Recanto Pinhão, onde você pode ir apenas para passar o dia, dormir por algumas noites em uma das opções de casinhas ou quartos que tem por lá, ou ainda, acampar.

Continue lendo este texto para você saber mais.

Keila pilates recanto pinhao

DECIDINDO VISITAR O RECANTO PINHÃO

A primeira vez que soube da existência do Recanto Pinhão, foi quando fomos à Estância Barão do Rio Branco. Essas duas propriedades ficam muito próximas uma da outra. Tanto é que, saindo da Estância resolvemos passar pelo Recanto e dar uma olhadinha em como era o local e quem sabe voltar numa próxima vez.

A nossa primeira impressão foi de um local bem cuidado, mas que não parecia ser muito legal pra fazer uma aventura. Percebemos que uma das atrações (uma cachoeira) tinha um acesso fácil em uma trilha que parecia ser muito curta e achamos que seria sem graça fazer um passeio por ali. Acabamos não nos interessando em voltar novamente. Na época o Léo tinha uns dois aninhos…mas, mesmo assim, gostávamos de um pouco mais desafios.

espaco recanto pinhao.JPG

Durante todo esse tempo vi anúncios do local, vi que alguns amigos foram para lá mas, continuei não me interessando em ir conhecer. Até que uma amiga deu a ideia de irmos juntas com nossas famílias. Me animei, porque pensei: mesmo que o lugar não seja tão legal, estar junto com a família e os amigos seria bom demais. Imaginei que nossas crianças se divertiriam muito. E também, é claro, teria mais um cantinho pra dividir com você. Então, juntamos um grupinho, nos organizamos e fomos pra lá.

Nossa!! Sério!! Amei o lugar! Amei tudo!! Estava muito enganada (na maioria dos aspectos). Nosso passeio foi muito gostoso! E não só porque estávamos com um grupo de pessoas que amamos. Mas, porque o lugar e tudo o que tem nele é muito bacana. Gostamos tanto de ter ido pra lá que retornamos novamente depois de duas semanas…hehehe.

O QUE TEM NO RECANTO PINHÃO?

O local tem uma bela cachoeira, que é muito legal tanto para quem quer apenas contemplar, quanto para quem quer pular na água.

cachoeira recanto pinhao.jpg

O acesso à cachoeira é muito fácil! Aliás, esse é o único aspecto em que não estávamos completamente equivocados em nossa primeira impressão.

A trilha é realmente muito curta, tem apenas 150 metros de extensão. Então, para quem quer fazer uma trilha maior e está em busca desafios, realmente não vai achar tanta graça nessa parte do passeio.

trilha no Recanto pinhao.jpg

Mas, para quem está em busca de um pouco de contato com a natureza, não quer se cansar muito e tem um grupo com pessoas em diferentes faixas etárias como o nosso, essa é a trilha dos sonhos. 🙂

Na primeira vez que fomos pra lá, estávamos em um grupo com três casais e sete crianças. E na segunda vez, o grupo aumentou para mais oito pessoas, sendo que dessas, cinco, tinham mais de 60 anos de idade. Ninguém em nosso grupo encontrou dificuldade para fazer a trilha. E todos gostaram muito do que puderam contemplar quando chegaram ao seu final.

crianças na cachoeira recanto pinhao.jpg

Como o clima de abril já não é mais tão quentinho, poucos foram os que quiseram entrar de fato na água e se banhar na cachoeira. Eu tenho aprendido a apreciar os banhos gelados e aproveitei a presença da minha sobrinha (super corajosa e companheira) para criar coragem e cair na água com ela. Foi frio mas, revigorante e incrível!! 🙂

youtubeASSISTA AO PRIMEIRO VLOG SOBRE O RECANTO PINHÃO.

parceria ELen

Além da cachoeira, no Recanto Pinhão tem duas lagoas artificiais. Uma que fica localizada próxima a maioria das casinhas que são alugadas por hóspedes, como essa da foto abaixo.

casinha na beira da lagoa no recanto pinhao.jpg
Diz se não dá vontade de passar uns dias nessa casinha na beira do lago?

Nas duas lagoas é possível pescar. Pra quem vai passar o dia, a pesca é liberada na modalidade esportiva. Ou seja, você pesca e devolve o peixe. Para quem vai se hospedar é permitido pescar e comer por lá mesmo.

A outra lagoa fica um pouquinho mais longe das casinhas. Mas, nada que uma caminhada de cinco minutos não resolva. Quando chegamos lá, ficamos encantados com a transparência da água.

Lagoa recanto pinhao.JPG
Fomos presenteados com dias lindos.

Fomos informados de que era permitido entrar na lagoa para nadar e de que sua temperatura era a mais agradável de todas as possibilidades aquáticas do Recanto. Mas, quando cheguei lá e vi as vegetações em grande parte da lagoa, fiquei me questionando se alguém teria coragem de entrar lá. E logo respondi para mim mesma, “eu que não”.

pesca no recanto pinhao.jpg
Meu pai gosta muito de pescar e foi aproveitar a oportunidade, é claro.

Sou super medrosa! Se não enxergo o fundo do lugar onde vou nadar, fico receosa em relação a vida aquática existente ali…imaginando de tudo. Ali na lagoa dava para enxergar tudo…nem estava vendo nenhum bichinho, apenas alguns lambaris nadando alegremente…e mesmo assim estava com medo…imaginando coisas…hahá.

Para minha surpresa, as crianças estavam todas com vontade de entrar na água. E a minha sobrinha corajosa ficou me “azucrinando” até eu ceder e me jogar, mais uma vez, com ela…hahá.

lagoa recanto pinhao_1.jpg

E não é que a temperatura era agradável! E não é que eu gostei!! Claro, que fiquei muito mais à vontade quando o marido e cunhado também foram pra água…ehehe. Fiquei imaginando estar ali em um dia de calor. Seria ótimo!

Recanto Pinhao lagoa.JPG

A água da lagoa é proveniente de uma mina natural e o fundo dela é todo de areia. É realmente uma delícia para brincar com a criançada e claro que até com os marmanjos mais corajosos.

lagoa no recanto pinhão mauá da Serra.jpg

Se você quiser pescar leve todos os equipamentos necessários. Lembre-se de levar uma cadeira, esteira ou canga se quiser ficar sentado ou deitado na beira da lagoa. E não esqueça de fotografar. Lá, cada cenário rendeu lindas fotos.

E ainda tem uma pequena piscina de água natural que também vem da mina existente na propriedade. Á água é geladinha, mas isso não impediu que as crianças se divertissem muito.

lagoa recanto pinhão maua.jpg

RESTAURANTE DO RECANTO PINHÃO

Nós almoçamos no Restaurante do Recanto Pinhão, que serve comida caseira em um sistema de Buffet Livre. Na primeira vez que fomos, tinha uma feijoada completa deliciosa. Na segunda, foi servido outros pratos, e o destaque foi o frango assado ao molho de mostarda. A comida estava saborosa e fresquinha.

A sobremesa é um dos pontos altos da refeição. Eles servem um banoffe, que é basicamente uma torta de banana com doce de leite, e que estava maravilhoso! Eu nunca havia comido essa sobremesa. Adorei!

banoffe recanto pinhao.jpg

O restaurante é um salão com cara de casarão antigo de fazenda. Tudo é rústico mas, muito aconchegante e caprichado. Uma das mesas, a mais cumprida, é feita de madeira maciça e foi produzida pelos proprietários do Recanto Pinhão.

restaurante parte interna recanto pinhão_1.jpg

DAY USE NO RECANTO PINHÃO

Nós fomos apenas para passar o dia, então pagamos um valor que estava incluída nossa entrada, com direito a usufruir de toda a infraestrutura, almoço e café da tarde (parece que este serviço não está mais disponível, é bom consultar). O Valor para passar o dia e almoçar é de R$ 65,00. Crianças até 5 anos não paga, de 6 à 11 anos paga 50% e de 12 pra cima já paga integral.

Quem paga o valor do Day-use pode usar os banheiros com duchas que são aquecidas à gás. Então, dá para se divertir o dia todo e depois tomar um banho quentinho antes de ir embora. Nós acabamos nem usando as duchas. Pelo que vi tem uma ducha disponível para homens e uma para mulheres.

* os valores apresentados aqui são de abril de 2018. Consulte os valores atualizados diretamente com o local.

PARA QUEM QUISER DORMIR NO RECANTO PINHÃO

Um dos proprietários nos contou que a família dele adquiriu as terras onde o Recanto fica, há aproximadamente 20 anos. Inicialmente, eles construíram algumas casinhas para que pudessem ter um lugar pra descansar e passar fins de semana e feriados. A medida que a família foi crescendo, foram construindo mais casas. Acabaram formando uma pequena vilinha por ali, com casas espalhadas pela imensa propriedade.

recanto pinhao.JPG

O local passou a ser frequentando também pelo amigos e outros familiares e com o tempo outras pessoas foram sendo atraídas pela sua paz e sossego. Com isso, tiveram a ideia de enfim, transformar o local em uma pousada.

É possível alugar uma casa pagando o valor por pessoa. Nos finais de semana você pode optar por alugar a casa com alimentação incluída. Porém, durante a semana o restaurante não funciona. Mas, cada casa tem cozinha e os utensílios necessários para que os hóspedes possam preparar suas refeições.

Além das casas, tem algumas suítes, como a da foto abaixo. Não tem cozinha, apenas cama de casal, um sofá cama, frigobar e o banheiro. Lembrando que não dormimos por lá, ainda. Mas, pedimos para dar uma olhada e aproveitei para fotografar e compartilhar com você.

Além disso, também é possível acampar no local. Eles não oferecem cozinha comunitária, então se você quiser cozinhar é preciso levar todos os utensílios próprios para camping. Sendo no fim de semana, dá pra dormir em sua barraca e se alimentar no restaurante.

No site do Recanto é possível visualizar os preços para cada uma dessas situações citadas. Se quiser ver, clique aqui.

recanto pinhão lago e casa.jpg

ONDE FICA E COMO CHEGAR NO RECANTO PINHÃO?

Fica na cidade de Mauá da Serra, no Norte do Paraná, há aproximadamente 85 km de Londrina. Pra quem sai de Londrina é só pegar a PR 445 e seguir em direção à Mauá da Serra, sendo que o acesso ao local é no km 4, pelo lado esquerdo da pista (tem uma plaquinha indicando o local para entrar).

Depois que você sair da pista terá que percorrer um trajeto de 2900 metros de estrada de terra, que está em boas condições.

DICAS IMPORTANTES

• Lembre-se de levar protetor solar mesmo em dias nublados.
  • O repelente é fundamental. E tem que passar direitinho, principalmente depois que entrar na água, pois os borrachudos estão alertas pra encher a barriguinha deles…hehe.
descanso na rede no recanto pinhão.jpg
Levamos uma rede e prendemos nas árvores. Foi ótimo para descansar!

RESUMO

Em resumo tivemos dias de muita paz, descanso e alegria no Recanto Pinhão. Gostamos de tudo: da infraestrutura, da comida e do atendimento. Com certeza voltaremos outras vezes.

A galera no Recanto Pinhão.jpg
A galera toda posando pra última foto do dia inesquecível que tivemos.

Contato para reservas e outras informações: falar com o Lacerda pelo número (44) 99973-1007 (Whatsapp). Para Acessar o site do Recanto Pinhão, clique aqui.

—————————————————————————————————————————————–

Chegamos ao final de mais uma postagem com informações e dicas para você curtir mais um cantinho do Paraná. Espero que tenha gostado e que possa aproveitar essa dica.

E se você já conhece o Recanto Pinhão deixa o seu comentário falando o que mais gostou por lá.

Se quiser ficar por dentro de todas as postagens, siga o blog, clicando no Botão SEGUIR. Também siga-nos nas redes sociais, assim, você fica sabendo de todas as novidades!

facebook-logotipo_318-49940 youtubeimages

Keila Kubo

Cinco atrativos e aventuras para conhecer em Prudentópolis

Cada vez que saímos para viajar pelo Paraná, confirmo o pensamento que já pairava em minha cabeça: vivemos em um estado encantador e com diversas riquezas naturais. Aí me pergunto: como pude viver tanto tempo aqui, sem me dar conta da quantidade de lugares desse tipo? Como pude não conhecê-los antes? A resposta é: sempre é tempo!

Por isso estamos tentando aproveitar o tempo que temos disponível para rodar pelo Paraná. E o resultado disso é que temos amado cada viagem que fazemos, mesmo com todas as dificuldades relacionadas a infraestrutura turística no estado.

Essa introdução é só pra deixar bem claro, que o destino que trataremos neste post está no nosso coração. Amamos ter ido à Prudentópolis e vamos contar pra você quais atrativos conhecemos por lá.

ONDE FICA PRUDENTÓPOLIS?

centro de informacoes turisticas prudentopolis.jpg
O Centro de informações turísticas fica no centro da cidade, na praça principal. Vale a pena passar por lá para tirar todas as dúvidas e pegar um mapinha dos atrativos turísticos.

Prudentópolis fica na região centro-sul do estado do Paraná, há aproximadamente 344 km de Londrina e 200 km de Curitiba. Para nós aqui do norte do Paraná, é uma “viagenzinha” cumpridinha, mas achamos que valeu a pena todos os km rodados.

O QUE FAZER EM PRUDENTÓPOLIS?

A cidade é conhecida como Terra das Cachoeiras Gigantes. Isso porque por lá tem várias cachoeiras com mais de 80 metros de altura. Dizem que existem mais de 100 catalogadas, porém as que ficam abertas à visitação, e que tem algum tipo de infraestrutura para receber os turistas, são sete. E ainda tem mais quatro que podem ser visitadas com guia. É claro que nós não conseguimos conhecer todas, nos quatro dias que passamos por lá.

Sem contar na riqueza do turismo cultural e religioso da cidade. Por lá, tem diversas igrejas lindas e cheias de histórias e além disso, a cidade é colonizada por ucranianos. Está aí outro motivo pra voltar na cidade, pois não deu tempo mesmo de explorar esse seu outro lado turístico.

Uma das várias lindas igrejas que podem ser vistas na cidade de Prudentópolis. Essa é a Nossa Senhora do Patrocínio.

Apesar de não ter conhecido tudo, vamos compartilhar com você quais os atrativos que visitamos nos quatro dias, do feriado de carnaval, que passamos por lá.

Salto São Francisco

O Salto São Francisco é o maior da região e tem 196 metros de altura. Na verdade o Salto fica numa tríplice Fronteira de cidades, ou seja ele faz parte do catálogo de cachoeiras de três cidades, Prudentópolis é claro, Guarapuava e Turvo (eu ficava confusa cada vez que alguém falava ou eu lia que tinha um Salto São Francisco em Guarapuava, e depois via o mesmo nome de salto em Prudentópolis. Depois dessa viagem entendi direitinho o porque disso).

Salto Sao Francisco Prudentopolis.jpg
Primeiro mirante que pode ser acessado facilmente por pessoas de idades diferentes.

Esse foi o primeiro atrativo que fomos conhecer e já chegamos nos apaixonando pela região. É uma visão realmente linda!!

O Salto fica no Parque Municipal São Francisco da Esperança que conta com uma infraestrutura bacana e é administrado pela prefeitura de Guarapuava. Por lá tem estacionamento, playground, banheiros e uma pequena lanchonete.

Canyon Sao francisco prudentopolis.JPG
Contemplação no segundo mirante.

No parque tem duas trilhas: uma que dá acesso aos mirantes e ao Salto Cavalheiros (aproximadamente 1 km) e uma que dá acesso à base da cachoeira (8 km ida e volta).

Salto Cavalheiros Prudentopolis.JPG

É bem bacana porque se você não tiver condições de fazer a trilha que dá acesso ao pé da cachoeira,  ainda sim terá oportunidade de tomar banho de cachoeira. Pois, o Salto Cavalheiros pode ser acessado facilmente. Então, uma dica é ir com tempo para aproveitar para brincar na água ao menos um pouco.

Claramente que nós fizemos apenas a trilha dos mirantes e Salto Cavalheiros. Antes de irmos para lá havia lido relatos de que a trilha para o pé da cachoeira era bem difícil. Então, fazê-la com uma criança de cinco anos não seria uma boa ideia, porque além de difícil, seria muito longa. Esse tipo de trilha só quando o Léo estiver maior, isso se nós ainda tivermos disposição e preparo físico…hehe.

youtubeAssista ao vídeo de nosso passeio por lá.

preco-com-simbolo-do-dolar_318-77331 Entrada gratuita.

Recanto Perehouski

O Recanto Perehouski fica há 25 km do centro da cidade. Lá tem uma trilha de nível fácil com pequenas quedas d’agua próprias para banho. Para quem vai com crianças é um lugar ideal para visitar. A trilha é toda linda! Tem lixeira em algumas partes e banquinhos para descanso. Principalmente nos locais em que mais necessitamos, por exemplo depois de uma subidinha…hehe.

Trilha recanto perehouski prudentopolis.jpg
Para aqueles que gostam de acampar é uma ótima opção. É possível armar as barracas na beira do riacho.

O local é aberto para quem apenas deseja visitar e também para quem gosta de acampar. Eles contam com uma área ampla e bem cuidada para armar as barracas.

Possuem quatro sanitários e quatro duchas que são divididas entre os homens e as mulheres. Além disso, é possível alugar um quiosque também, porém o local não conta com cozinha comunitária. Então, se quiser cozinhar é preciso levar todo equipamento necessário.

No local é possível tomar café da manhã, almoçar ou jantar, mas atenção, é preciso fazer agendamento. Tomamos apenas um café da manhã e almoçamos uma vez por lá.

recanto perehouski cachoeira prudentopolis.jpg

youtube Assista ao vídeo de nossa estadia lá e confira mais detalhes.

preco-com-simbolo-do-dolar_318-77331 R$ 10,00 pra quem vai visitar e R$ 30,00 para o camping por pessoa.

facebook-logotipo_318-49940 contato com o local.

Salto São Sebastião e Mlot

trilha salto sao sebastiao e mlot prudentopolis.JPG

Nesta visita você não vai contemplar uma, mas duas cachoeiras. Incrível, não? Uma cachoeira de frente com a outra. O Salto São Sebastião tem 126 metros de altura e o Salto Mlot tem 110. Dois saltos gigantes e lindos!!

A trilha de acesso ao pé das cachoeiras possui um trajeto de 800 metros. Mas, é uma trilha considerada difícil, pois tem um trecho de 500 metros de inclinação, sendo necessário o uso de corda o tempo todo. Fizemos essa trilha com o Léo, que tem 5 anos. Ele se saiu super bem a amou a aventura. O que aliás, foi eleita por ele a melhor de todas as que fizemos em Prudentópolis.

salto sao sebastiao prudentopolis com criança.jpgMas, isso só foi possível porque fizemos a trilha bem devagar, respeitando os limites do pequeno e tomando o máximo de cuidado para que não houvesse nenhum tipo de acidente. Além da dificuldade natural, no dia que fizemos, havia chovido bastante, então a trilha estava bem escorregadia. No final, terminamos bem sujos (hehe), mas sem nenhum arranhão e com uma sensação muito boa de realização e superação.

Com certeza essa trilha vai ser considerada por nós aqui de casa um marco em relação a trilhas com maior dificuldade.

youtube Assista ao vídeo de nossa aventura lá e confira mais detalhes.

preco-com-simbolo-do-dolar_318-77331 R$ 10,00 por pessoa.

facebook-logotipo_318-49940 Contato com o local.

RPPN Ninho do Corvo

O Ninho do Corvo possui em sua propriedade uma cachoeira que nem consigo descrever direito…é uma cachoeira em um pequeno cânion em que as águas caem dos dois lados dos paredões. É lindo de se ver!! Mas, não só de ver, como de sentir!

Corvolesa ninho do corvo.jpg
Cachoeira no Cânion Barra Bonita onde é possível fazer a prática da Corvolesa. Sensação boa demais!

Lá no Ninho do Corvo é possível fazer três atividades de aventura:  tirolesa de 170 metros de extensão, rapel com tirolesa de 70 metros de altura (rapelesa) e uma tirolesa por dentro de um cânion (corvolesa). Você pode escolher apenas um, duas ou fazer todas em um formato de circuito. Eu fiz o circuito e adorei a experiência! A parte que mais gostei foi a Corvolesa. Inesquecível!!

Apesar de ser aberto à visitação, para realizar as atividades é bom entrar em contato e agendar. Quando fomos pra lá, não foi necessário fazer agendamento porque era carnaval, então as atividades estariam em funcionamento todos os dias. Mas, nem sempre tem um fluxo de pessoas interessadas tão grande. Então, para não perder a viagem, entre em contato para ver se há necessidade de agendar.

youtube Assista o vídeo da nossa visita à propriedade e confira mais detalhes sobre as atividades e esse lugar lindo!

preco-com-simbolo-do-dolar_318-77331 Consulte os valores com eles, aqui. Cada atividade tem um preço diferente, quando você faz o circuito inteiro tem outro valor e quando é para grupo tem desconto.

Salto São João

O Salto São João foi o último atrativo que nós tivemos oportunidade de conhecer em nossa viagem à Prudentópolis. Recentemente foi construída uma infraestrutura para receber os visitantes. O local foi denominado como Monumento Natural Salto São João.

Salto sao joaoA estrutura conta com estacionamento, centro de informação com receptivo, onde tem também um anfiteatro, banheiros e uma lojinha de artesanato local. O espaço conta com guias que recebem os turistas e ficam a disposição no saguão do centro de informação para eventuais dúvidas dos turistas.

Para visitar o Monumento, por enquanto, não é necessário pagar nada. Parece que, neste ano a entrada vai permanecer gratuita. É apenas necessário preencher um cadastro e um termo de responsabilidade.

inicio da trilha salto sao joao.JPG
Início da trilha que leva ao primeiro mirante.

Lá só é possível visitar os dois mirantes para contemplação do Salto, ou seja não tem acesso ao pé da cachoeira. A trilha é super fácil e com ótimo acesso. O primeiro mirante está com acessibilidade para cadeirantes, já que foi construída uma plataforma, e o trajeto é curto.

primeiro mirante salto sao joao.JPG
Contemplação no primeiro mirante.

Para o segundo mirante, a trilha tem aproximadamente 1100 metros de extensão. Não tem a plataforma, mas é uma trilha bem aberta e cuidada. No final da trilha tem uma escadaria com corrimão o que auxilia pessoas com um pouco mais de dificuldade.

trilha para o segundo mirante salto sao joao.JPG
Caminho para o segundo mirante.

A visão é linda e chegamos a ficar com tontura devida a força da água caindo e a altura da queda. Além de praticamente ficar em cima da cabeceira da cachoeira, ainda é possível contemplar a beleza do vale onde o rio continua correndo.

Segundo mirante salto sao joao.JPG

contemplacao no salto sao joao.jpg

O Monumento fica aberto de quarta à segunda-feira das 9h às 16h.

Contato com o local, aqui.

preco-com-simbolo-do-dolar_318-77331 Por enquanto, entrada gratuita.

youtube Assista ao vídeo da nossa visita e confira mais informações e outras dicas.

COMO SÃO OS ACESSOS AOS ATRATIVOS?

As estradas para os atrativos estão boas, algumas melhores do que outras. Mas, no geral você consegue, se não se importar de colocar o seu carro de passeio na estrada de terra, chegar à todos os atrativos.

As estradas contam com algumas placas de sinalização que indicam se você está no caminho correto. Inclusive, essa semana, li uma notícia dizendo que mais placas foram instaladas para melhorar ainda mais o acesso aos atrativos.

Em quatro dias que passamos na região, conseguimos visitar os cinco locais descritos neste post. Como já escrevi antes, tem ainda muitas outras opções de passeios, então dê uma olhada no folder turístico da cidade.

mapa turistico prudentopolis.jpg
Esse mapinha foi o que pegamos no Centro de Informações turísticas de Prudentópolis. Você consegue encontrar ele em alguns dos atrativos.

Pelo mapa dá pra ter uma noção melhor das distâncias entre os atrativos e dá pra perceber que não é possível fazer todos os passeios em um curto período de tempo. Além disso, tem informações sobre o tipo de estrada que você vai encontrar em cada trecho.

Para mais informações sobre outros atrativos é só clicar aqui.

____________________________________________________________________________________________

Espero que tenha gostado deste post e possa aproveitar essas informações.

Se você já conhece Prudentópolis conta pra gente, lá na caixinha de comentários, qual o atrativo que mais gostou na região.

Logo, logo mais post com outros detalhes sobre esse destino serão publicados aqui no Blog. Então, para não perder nada, siga o blog e também as nossas redes sociais.

facebook-logotipo_318-49940 youtube images

Um passeio diferente e curioso na cidade de Bandeirantes – Hotel Yara

Você teria coragem de visitar um lugar que é considerado assombrado? Nós fomos conhecer um hotel desativado na cidade de Bandeirantes, que tem essa fama. Continue lendo para saber sobre essa história no mínimo curiosa e quem sabe você resolve dar uma passadinha por lá também.hotel-Yara-BandeirantesBandeirantes fica há aproximadamente 100 km de Londrina, é uma cidadezinha do Norte Pioneiro do Paraná e tem cerca de 32 mil habitantes. Fomos para lá no ano passado, para visitar a Vinícola La Dorni e compartilhamos nossa experiência aqui. Depois dessa postagem, conhecemos o fotógrafo Eduardo Neri, que reside na cidade, e acabou nos indicando outros lugares para turistar por lá.

Foi assim que ficamos sabendo do tal hotel desativado e resolvemos conferir de perto esse lugar que parece ter sido muito importante para a história de Bandeirantes e que hoje está em ruínas.

HOTEL YARA

hotel Yara BAndeirantesO Hotel Yara tem uma história interessante e por conta desta história é que ele ficou com fama de mal assombrado. Tudo o que eu sei até agora é por fontes da internet (videos e leituras) e vou contar resumidamente para você. Se quiser saber mais, depois, acesse algum dos links que deixarei no final deste post.

A HISTÓRIA DO HOTEL YARA

O hotel foi inaugurado na década de 50 e teve seus dias de glória. Conta-se que era muito procurado por pessoas do Brasil todo e também do exterior. Pelo que entendi o que mais chamava atenção de todos que iam para lá eram as propriedades terapêuticas que as águas dali continham. E foi justamente por isso que o hotel foi construído.hotel-Yara BandeirantesO proprietário na época (Domingos Regalmuto), ao perceber que as águas que brotavam das terras de sua fazenda realmente possuíam substâncias minerais e poder terapêutico, resolveu construir ali um complexo de lazer: com um hotel que podia hospedar em torno de 200 pessoas, uma grande piscina thermal, um casino, além de uma pista de pouso para pequenas aeronaves.

Porém, depois de o proprietário ficar doente, com uma trombose, teve que amputar as duas pernas e mais tarde se suicidou. Seu herdeiro, morreu dois anos depois em um acidente de carro. O hotel foi então vendido e com o passar do tempo foi ficando decadente até que na década de 80 as atividades que ali eram realizadas foram encerradas.Hotel YaDepois da morte do Sr. Domingos e de seu filho, é que as pessoas começaram a contar sobre coisas estranhas que aconteciam no hotel, que ainda estava em funcionamento. Como portas e janelas abrindo e fechando sem que houvesse vento, barulhos estranhos, torneiras abrindo sozinhas no meio da madrugada, entre outras histórias. E assim a fama de mal assombrado do hotel começou.hotel Yara

O HOTEL YARA AGORA

Atualmente, um casal é proprietário do lote de terras onde o que resta do hotel ainda está em pé. Eles tem intenção de retomar as atividades, inclusive já possuem os projetos para restauração, no entanto, tem encontrado muitas dificuldades para iniciá-lo.

Eles moram em uma casa que fica próxima ao hotel e sempre estão por ali. Na maioria das vezes recebem curiosos e também pessoas que queiram fazer sessões fotográficas (ensaios de casamento, 15 anos, etc). Afinal de contas, apesar de estar em ruínas o local ainda tem seu charme e acaba sendo um belo cenário antigoKeila no hotel YaraPara quem quer fotografar (ensaios fotográficos) eles cobram uma taxa de R$ 50,00 que é revertida em rações para os cães que eles cuidam. Para aqueles que querem ir apenas para ver de perto o hotel , dar uma turistada, e tirar umas fotinhos (como foi o nosso caso), não é preciso pagar nada. A única coisa que os proprietários pedem é que sejam informados sobre a visita.

O contato para agendar horário para sessões fotográficas e visitas pode ser feito pelo Facebook da Fazenda Yara, clique aqui para acessar. Aproveite e dê uma olhada em algumas fotos de ensaios fotográficos que foram realizados lá. Belas imagens!

NOSSA VISITA AO HOTEL YARA –  OS CURIOSOS

Tá… confesso: somos um dos muitos curiosos que visitam o hotel desativado. Somos daqueles que vão andando com a “orelhinha em pé”, os olhos atentos e a câmera fotográfica na mão… download (2). Somos daqueles que turistam até onde quase não há mais nada, e se surpreendem pela quantidade de histórias que se pode imaginar e contar de um lugar.Hotel YaraEsse passeio foi no mínimo interessante e isso aconteceu porque fomos para lá sabendo ao menos um pouquinho da sua história. O Eduardo Neri, comentou a existência do folclore que rondava o lugar. Curiosa que sou, pesquisei um pouco antes de pegar a estrada. Mas, nada muito profundo…porque apesar de achar que nada de extraordinário aconteceria, não queria ficar pensando nos detalhes para não sentir medo ao estar lá.

O hotel fica na área rural da cidade, em torno de 10 km do centro. O acesso é ótimo, pois, apesar de ser estrada rural, é asfaltada. Nós chegamos, estacionamos nosso carro fora da propriedade e logo avistamos o proprietário que nos disse para conversarmos com a sua esposa, a Rafaela, e avisá-la sobre nossa visita. Fomos atendidos com muita simpatia por ela e logo liberados para conhecer o local.Leo no hotel yara 2Não tive coragem de andar por todo hotel, ou pelo menos pelas partes em que é possível andar. Por dois motivos: 1) confesso que logo que chegamos senti um pouco de medo, pois estávamos sozinhos. Depois uma fotógrafa profissional chegou para fazer um ensaio e acabei ficando mais aliviada. 2) não senti segurança em ficar andando na parte superior do hotel, fiquei com receio por conta da estrutura que demonstra várias rachaduras. Eu sou medrosa mesmo!! Mas, o marido também não foi…download (2)

Enquanto estava lá, fiquei imaginando o quanto tudo aquilo devia ser lindo em seus tempos de glória. Seria muito legal que o projeto de restauração pudesse sair do papel. Definitivamente se tornaria um lugar para turistar em grande estilo.sombra hotel yara2Apesar de vermos apenas um hotel que está em ruínas e imaginarmos histórias, foi um passeio bacana. Nada de sobrenatural aconteceu, assim como havia imaginado…ufa! 🙂

Indico o passeio para aqueles que sejam curiosos como a gente e gostem de turistar por qualquer cantinho. Mas, tome cuidado com os entulhos que estão no interior do casarão. Seja um curioso(a) prudente! E claro, respeite as regras impostas pelos proprietários!

Lembrando também que lá não tem nenhum tipo de infraestrutura para receber as pessoas, ou seja, não tem banheiro, nem qualquer tipo de estabelecimento para consumir algo. Então, se for querer passar um tempinho por lá é bom levar um lanchinho, principalmente se estiver com criança.

Espero que você tenha gostado de saber um pouco sobre esse lugar que foi parte importante da história de Bandeirantes. Passando por lá, teria coragem de visitar o local? Conta pra gente (na caixinha de comentários que fica no final desta página) se você já conhece e se já viu alguma coisa estranha.

Para ficar por dentro de outros lugares para turistar pelo Paraná siga-nos aqui no Blog e também em nossas redes sociais.

—————————————————————————————————————————————–

Para saber mais sobre as histórias do Hotel Yara:

Videos de uma reportagem: parte 1 e parte 2.

Artigo publicado no Site Assombrado: aqui.

LEIA MAIS SOBRE OUTROS LUGARES PARA TURISTAR

O que fazer em Londrina e região.

10 passeios que você pode fazer em Sapopema

O que fazer na Colônia Witmarsum do Paraná.

Dica de roteiro, perto de Londrina, para turistar na região Norte Pioneiro do Paraná.

Rota do Café: uma experiência incrível na Fazenda Palmeira.

Onde comer em Foz do Iguaçu – parte 2

Hoje vamos compartilhar com você sobre a nossa experiência em mais três restaurantes da cidade de Foz do Iguaçu. Se não leu ainda o outro post sobre esse mesmo tema, é só clicar aqui.

VÔ LUIZ PIZZERIA & CUCINA

Vô Luiz Restaurante 2

Em Foz do Iguaçu tem alguns restaurantes bem famosos entre os turistas, pelo menos um deles é italiano, inclusive você encontra vários relatos na internet (Noite Italiana). Lendo os relatos ficamos com bastante vontade de ir experimentar, porém, o preço é bem salgadinho. Isso foi um dos motivos que pensamos em procurar outro lugar que fosse também italiano. Outro motivo, foi que queria uma opção que houvesse menos relatos na internet, assim poderíamos contribuir com dicas diferentes das que já é possível encontrar facilmente.

Com isso em mente é que tínhamos optado em ir ao Restaurante Vó Bertila (que tem sim registros sobre, mas em menor número que a Noite Italiana). No caminho para o Vó Bertila passamos em frente o Restaurante Vô Luiz e o local me chamou a atenção. Mas, estávamos decididos. Ao chegarmos ao Vó Bertila, nos deparamos com uma fila de espera de 40 a 50 minutos. Isso nos motivou a ir ao Vô Luiz mesmo sem saber nada sobre ele. Fiz uma busca rápida no TripAdvisor e vi que era um restaurante bem avaliado. Resolvemos arriscar.

vô luiz restaurante 1

Não nos arrependemos! O restaurante era aconchegante, com um bom atendimento e nos serviu uma massa deliciosa.

Quando chegamos lá ainda estava vazio e fomos atendidos rapidamente,  não sei dizer como é quando está um pouco mais cheio. Só sei que o nosso prato não demorou mais do que 15 minutos para chegar em nossa mesa.

Vô Luiz Restaurante

Pedimos apenas um espaguete carbonara (R$ 69,00) para nós três. E foi suficiente para saciar a nossa fome. Eles servem outras opções de massas além de risotos e pizzas.

O ambiente me encantou. Adoro jantar em lugares com luz baixinha e neste até velas tinha. As louças eram lindas e num estilo mais antigo.

restaurante vô luiz2

Foi uma ótima experiência!! Nos sentimos muito bem acolhidos e saímos felizes da vida em comer bem.

Endereço: Rua Bartolomeu de Gusmão, 1089 – Centro.

Funcionamento: de segunda a sábado. Almoço das 11:30 as 15h e jantar das 18:30 a 00:00.

CASTELO LIBANÊS

caselo libanes

Outra experiência que queríamos ter em Foz do Iguaçu era a de comer em um restaurante árabe. Fiquei inspirada a ir no Castelo Libanês por conta da postagem que li no Blog Matraqueando. Se quiser ler clique aqui.

Nós fomos jantar no Castelo e ficamos sem saber o que pedir, pois o cardápio é variado, e muitas das opções nos davam água na boca. Mas, enfim optamos por comer um Kibe Cru (R$ 15,00), coalhada seca (R$ 10,00) , pasta de homus (R$10,00) e um mix de espetinhos (R$ 20,00). Além disso, pedimos também uma jarra de suco de morango (R$ 15,00 – 700 ml).

V

Estava tudo muito gostoso!! Neste dia não estávamos com muita fome porque havíamos comido umas besteirinhas um tempinho antes de irmos jantar, então pedimos meia porção de tudo.

De sobremesa o restaurante ofereceu uma cortesia, um doce árabe delicioso, o Shaibien. Feito com creme, pistache e mel de flores.

Castelo Libanês resta

O ambiente do restaurante é aconchegante e o atendimento muito bom. Além disso, tem um pequeno espaço kids para distrair a criançada.

Endereço: R. Vinícius de Moraes, 520 – Jardim Central.

Funcionamento: de terça à domingo das 12:00 as 22:00.

CANTINA DA BEA

Em nosso último dia em Foz tivemos a alegria de conhecer a Cantina da Bea. Um pequeno restaurante que serve almoços saborosos e muito saudáveis com o atendimento super simpático da proprietária, a Beatriz.

O restaurante funciona em sistema Buffet Livre (R$ 15,00 por pessoa). A Beatriz serve a cada dia um cardápio diferente. No dia que estivemos lá, tinha alguns pratos frios  com opções de legumes, verduras e três tipos de molhos. De pratos quentes tinha apenas uma proteína (que era um frango muito saboroso), além de arroz, feijão, canjiquinha e abóbora cozida.

A comida é simples e sem muita variedade. Mas, pra quem quer fazer uma refeição mais leve e também mais econômica este restaurante é uma ótima dica.

O ambiente é pequeno e simples, mas dá para perceber o capricho da Beatriz em cada detalhe para deixar tudo mais aconchegante.

Endereço: Rua Marechal Deodoro da Fonseca, 425 – Centro.

Funcionamento: de segunda a sábado das 11:15 as 14:15.

Assista ao vídeo que fizemos sobre nossa experiência nestes restaurantes em Foz do Iguaçu. É só clicar na imagem abaixo:

Espero que goste dessas dicas de lugares. Já conhece algum deles? Conta pra gente como foi sua experiência ou que mais gostou de comer.

Para ficar por dentro de outras dicas e experiências siga-nos nas redes sociais.

facebook-logotipo_318-49940 youtube images

Onde comer em Foz do Iguaçu – parte 1

Onde dormir em Foz do Iguaçu: San Juan Eco Hotel.

Onde comer em Foz do Iguaçu – parte 1

Uma das coisas que a gente mais gosta de fazer quando vai viajar é experimentar comidas diferentes ou apenas comer pratos que não comemos no dia-a-dia e aproveitamos quando estamos fora de casa. Você também gosta?

Neste post contamos para você sobre três restaurantes em que estivemos na cidade de Foz do Iguaçu. Vou escrever na ordem cronológica que fomos e não na ordem de preferência, ok?

Restaurante O Trapiche

Este restaurante serve vários pratos com peixes, inclusive tem rodízio japonês. O nosso interesse em ir lá é porque eles servem um prato que é típico na cidade: o Pirão de Foz.

DCIM100GOPROGOPR0243.JPGO Pirão de Foz é um prato feito com Peixe Surubim e acompanha purê de mandioca, pirão e arroz. Estava muito saboroso, mas achamos a quantidade de comida servida insatisfatória. Ainda mais devido ao valor cobrado no prato: R$ 99,00. Sei que pratos com peixes são bem caros mesmo mas, achei os preços praticados neste restaurante bem acima do que estamos acostumados. Este foi o único ponto negativo que observamos neste estabelecimento. IMG_5113O atendimento é bom, o ambiente do restaurante é agradável e tem espaço kids.

Endereço: Av. Paraná, 60 – Centro.

Falls Food ParkIMG_5143

Encontramos este espaço de food trucks depois que saímos do Trapiche. Como a quantidade de comida servida por lá não nos deixou satisfeitos e os preços serem elevados, achamos melhor procurar outro lugar para comer mais alguma coisa…rsrs. Estávamos realmente com fome, também tínhamos andado o dia todo (passeio nas cataratas e Macuco Safari).

Quando avistamos este estabelecimento, quisemos parar na hora, pois gostamos muito de comer em Food Truck.DCIM100GOPROGOPR0263.JPGLá tem diversas opções para comer: lanches, comida japonesa, mexicana, italiana, sorvetes, batata recheada, cerveja artesanal, entre outros.  Eu pedi um temaki e o Marcio um lanche. Estavam muito bons!

Tem um espacinho para as crianças brincarem também.

Os preços eram os mesmos que estamos acostumados a pagar em estabelecimentos deste tipo. Funcionam de domingo à domingo das 18h a meia-noite.

Endereço: Av. das Cataratas, 858 – Vila Yolanda.

Restaurante Barracãobarracão

Fomos almoçar no Barracão e apesar de ter sido super corridinho, amamos ter estado lá.

O restaurante é no sistema Buffet Livre com muitas opções de pratos quentes, frios e sobremesas. Comida caseira e brasileira deliciosa!!

Eles funcionam apenas no horário do almoço e o preços de segunda à sexta-feira são de R$ 21,90; sábados e feriados 26,90 e aos domingos 28,90. IMG_5351.JPGO ambiente do restaurante é muito agradável tanto por dentro quanto por fora, onde tem algumas árvores e um parquinho bem legal para as crianças. E ainda tem algumas redes espalhadas por lá.IMG_5336.JPG

Endereço: Av. Anhembi, 1010 – Vila A.

Assista ao vídeo que fizemos sobre nossa experiência nestes três estabelecimentos:

Em breve mais um post com mais três dicas de lugares para comer em Foz do Iguaçu.

Siga o blog para receber as novidades que publicamos todas as semanas. Além disso siga-nos nas redes sociais também.

Onde comer em Foz do Iguaçu – parte 2

Onde dormir em Foz do Iguaçu: San Juan Eco Hotel.

Onde ficar em Foz do Iguaçu: dica de camping.

Onde se hospedar em Foz do Iguaçu: San Juan Eco Hotel.

Foz do Iguaçu é uma cidade que recebe muitos turistas, por isso, tem inúmeras opções de hospedagens. Quando fomos pra lá, pesquisei bastante antes de escolhermos os lugares onde iríamos ficar.

Tínhamos bem nítido o que queríamos: iríamos ficar na cidade em torno de sete dias mas, gastando pouco em hospedagem para poder fazer mais passeios e também comer em restaurantes. Se ficássemos em um hotel muito caro, não teríamos condições de fazer tudo o que fizemos na cidade. Por outro lado, o nosso desejo era ter pelo menos alguns dias de conforto e descanso.

A solução era ficar alguns dias em uma hospedagem bem barata e outros num local com preço moderado. Por isso ficamos 4 noites no camping que escrevi como foi, aqui.

Depois que decidimos qual seria a hospedagem barata demoramos um tempinho para enfim escolher a segunda opção. A ideia era de que fosse um lugar em que pudéssemos descansar e passar a maior parte do tempo utilizando as opções de lazer do próprio local.

A cidade tem alguns resorts super bem recomendados, mas não entravam no nosso orçamento. Parecem ser legais, principalmente para quem tem crianças. Mas, tínhamos que encontrar uma opção que se ajustasse a nossa realidade. Foi aí que nos deparamos com o San Juan Eco Hotel.

Neste post vou contar pra você como foi a nossa hospedagem por lá.

SAN JUAN ECO HOTEL

Chegamos ao hotel logo no horário indicado para check-in, que era as 14h, pois queríamos aproveitar ao máximo a estrutura do hotel.

Piscinas do San Juan Eco hotel

O Léo, basicamente ficou brincando nas piscinas, que são duas. Uma delas tinha mais de 1,70 m de profundidade, a outra tinha partes rasas e fundas. Na parte rasa tinha um escorregador em formato de Sapo que foi a diversão para o pequeno.

A área da piscina tem diversas espreguiçadeiras, cadeiras, mesas e guarda-sóis. Apesar de ter brincado bastante com o Léo na piscina, foi nas espreguiçadeiras onde eu mais fiquei durante a nossa estadia no hotel. 🙂

san juan eco hotel

O hotel conta com serviço de bar na beira da piscina, o que foi ótimo para realmente ficar na preguiça por lá. Pensei que os preços praticados no hotel seriam absurdos, mas na verdade eram preços de barzinhos mesmo. Por exemplo, um drink como a margarita saiu por R$ 15,00.

San juan eco hotel - playground

Além disso, o hotel tem quadra de tênis, salão de jogos, academia, sauna, um pequeno playground e uma pequena trilha pavimentada que leva até a beira de um riacho. Na nossa opinião, tinha tudo pra passar o tempo e descansar bem.

San Juan Eco hotel - salão de jogos

O nosso quarto não era grande, mas tinha o necessário para que ficássemos bem confortáveis: cama queen size, cama box solteiro, televisão, frigobar, ar-condicionado, balcão de apoio, cofre e um pequeno armário com cabideiro. Tudo estava muito limpo, organizado e funcionando bem.

O café da manhã era ótimo! Muito farto e cheio de opções de pães, frutas, frios e bebidas. Tinha até uma sopinha, que o Léo amou! Além de servir café da manhã, eles contam com serviço de restaurante também. Nós não almoçamos ou jantamos nenhum dia por lá, mas vimos que eles servem as refeições no sistema de Buffet livre e que o preço era em torno de R$ 50,00 por pessoa. Além disso, fazem lanches e porções no decorrer do dia.

Nós só tivemos experiências boas por lá e achamos que valeu super a pena ter escolhido o San Juan Eco hotel. Atendeu todas as nossas expectativas!

Área comum interna do hotel com bar.

Esse hotel é uma boa opção tanto para aqueles que querem, como a gente, descansar e ter momentos de lazer em um só lugar como também para aqueles que vão fazer passeios o dia todo e depois querem apenas dormir bem. Claro que não é como um dos resorts que tem inclusive equipe de recreação para crianças. Mas, pra quem não quer ou não pode gastar mais, fica essa dica.

Fizemos a reserva pelo booking e conseguimos um preço bom: R$ 360,00 a diária. A dica é pesquisar para encontrar a melhor oferta pelos sites de busca, como o Trivago que encontra o site de reserva de hotéis com melhores preços. Mas, sempre entre em contato com o estabelecimento também, as vezes o melhor preço pode ser conseguido diretamente com eles. ****atualização: fiquei sabendo que as reservas feitas diretamente pelo site do San Juan Eco Hotel tem desconto de 10%. Se quiser acessar o site, clique aqui.

A localização do hotel é ótima pra quem quer ir às Cataratas do Iguaçu, parque da Aves e complexo Dream Land (que é onde tem o Museu de Cera, Parque dos Dinossauros e Maravilhas do Mundo). Além disso, tem também um shopping por perto.

Endereço: Remanso Grande – Km 6, Av. das Cataratas – Foz do Iguaçu.

Telefone:  (45) 2105 – 9200

Para ver maiores detalhes sobre este hotel, assista o vídeo que preparamos com muito carinho:

E você em qual hotel já ficou em Foz do Iguaçu? Compartilhe a sua experiência com a gente nos comentários.

Siga o blog para ficar por dentro de outras dicas sobre lugares para turistar pelo Paraná. É só clicar no botão SEGUIR que aparece aí do lado direito da página.

LEIA MAIS SOBRE FOZ DO IGUAÇU

O que fazer em Foz do Iguaçu.

O outro lado das Cataratas do Iguaçu: a visão argentina.

O outro lado das Cataratas do Iguaçu: a visão argentina.

Este blog é destinado a escrever sobre os encantos paranaenses, mas as cataratas argentinas ficam muito pertinho de Foz do Iguaçu e merecem ser indicadas para visita. Sempre tive vontade de conhecer o lado argentino das cataratas e desta vez tivemos essa oportunidade. Gostamos muito, pois percebemos que cada ângulo delas é incrível.

Existe uma certa competição entre os brasileiros e os argentinos, pra dizer qual dos Parques tem a melhor visão. Eu digo que os nossos “hermanos” são privilegiados por terem pelo menos três trilhas com belos mirantes, mas que todos os ângulos (brasileiro e argentino) se completam. Portanto, se puder, conheça os dois parques.

Cataratas Argentina Circuito Inferio02r.jpg
Essa visão maravilhosa pode ser contemplada no Circuito Inferior.

Para visitar as Cataratas Argentinas é preciso atravessar a fronteira do nosso país. Essa é a parte mais chatinha do passeio, pois dependendo do dia, você pode perder horas preciosas. Quando fomos pra lá, levamos uma hora e meia. É preciso ficar atento à documentação para atravessar a fronteira. Para saber sobre esse detalhe, clique aqui.

O Parque Nacional do Iguazu fica a 24 km da aduana Argentina. A estrada é boa, mas não tem muita sinalização. Porém, não tem erro, uma vez na estrada que dá acesso ao Parque é só seguir em frente que você chegará ao seu destino.

Lá tem estacionamento, que deve ser pago no ato da compra do ingresso e custou 100 pesos. O parque tem uma boa estrutura, com restaurantes, lanchonetes e banheiros espalhados em pontos estratégicos das trilhas. Mas, achei tudo bem caro para consumir por lá. Uma dica é levar um lanchinho e não esquecer a água (se tiver uma garrafa térmica é uma boa). Outros itens imprescindíveis são o protetor solar e repelente.

Quando chegar ao parque vá direto pegar um mapa do Parque pra você decidir onde quer ir e não ficar perdido. Isso pode ser feito no Centro de visitantes.

O ingresso ao parque dá direito a fazer três trilhas que permitem a contemplação das Cataratas por ângulos diferentes: o Circuito Inferior (trajeto de 1400 metros de caminhada), o Circuito Superior (1750 metros de caminhada) e a Garganta do Diabo (3000 metros de trenzinho e mais 2200 m de caminhada para ir e voltar à estação do trem).

Uma coisa bem diferente do Parque Brasileiro é que no da Argentina você inicia seu passeio andando. Você vai caminhando do centro de visitantes até a primeira estação de trem, a Estação Central. Ali os trenzinhos saem de 30 em 30 minutos e vão até a Estação Cataratas que leva até a trilha da Garganta do Diabo.

Se não quiser esperar o trem, é possível ir caminhando por uma trilha de 600 metros (SENDERO VERDE) até a Estação das Cataratas. Uma coisa muito legal da espera pelos trenzinhos é que o sistema é por senhas. Assim, você pode esperar em qualquer lugar da estação e dá pra aproveitar para fazer um lanche ou apenas descansar um pouco das caminhadas.GOPR0580.JPGNós fizemos a trilha Sendero Verde para chegar até a Estação Cataratas, chegando lá, ainda não sabia desse sistema de senhas, e fiquei desanimada achando que tinha que entrar na fila. Desistimos de ir até a Garganta do Diabo primeiro e saímos perguntando qual a trilha que teria mais sombra, se era o Circuito Inferior ou Superior. Decidimos então, fazer o Circuito Inferior, que foi sensacional! Tem mirantes com vistas incríveis. Inclusive tem um ponto em que a gente se refresca com respingos da cachoeira. Amei!!

Um dos mirantes do Circuito Inferior.

Nós conseguimos fazer apenas a trilha do Circuito Inferior e a Garganta do Diabo. Nosso passeio dentro do parque durou 6 horas. Não teríamos condições de fazer a outra trilha também. Ficamos esgotados fisicamente!

Um dos momentos mais aguardados: se refrescar nas Cataratas.

A trilha do Circuito inferior foi bem tranquila de fazer, apesar de ter escadas para descer e depois uma leve subida no final. Mas, a maioria do tempo você caminha na sombra. O que é ótimo em dias quentes, como foi no dia que estivemos lá. Mesmo assim, estávamos pingando horrores de suor.

Já a trilha da Garganta do Diabo é toda reta, sem nenhum tipo de desnível. Em contrapartida é praticamente em baixo de sol. A trilha na verdade é uma imensa passarela construída por cima do Rio Iguaçu (o que é demais), e tem alguns locais com sombra e inclusive bancos para descansar. Em dias quentes é de matar!!GOPR0714.JPGNós sofremos bastante porque esquecemos o protetor solar no carro, imaginem? Eu e o Marcio ficamos tostados. O Léo não teve problemas porque carregamos ele no colo quase todo o trajeto, protegendo ao menos o rosto dele do sol. Se algo do tipo acontecer com você, saiba que dá pra comprar protetor solar em algumas das lojinhas do Parque, mas é caro. Então, cuidado pra não esquecer de levar.

Eu já havia lido a respeito do passeio no Parque e tinha noção de que tinha muita coisa pra fazer. Então, para conseguir fazer todas as trilhas teríamos que passar no mínimo dois dias por lá. Conhecemos pessoas que estavam lá e conseguiram fazer as três trilhas no mesmo dia. Mas, eram jovens (mais jovens que a gente) e estavam sem crianças. Com criança fica mais difícil!

Se você quiser visitar as Cataratas Argentinas em dois dias, dá para revalidar seu ingresso na bilheteria e comprar o segundo com 50% de desconto. Vale a pena! Para brasileiros o ingresso custa 400 pesos (isso que temos um desconto por sermos do Mercosul), o que fica bem mais caro do que visitar as Cataratas brasileiras.

Valeu a pena todo esforço para contemplar essa visão. Só estando lá para compreender!

Assista aos vídeos que preparamos sobre esse passeio imperdível!! É só clicar em cima das fotos. Aproveita e se inscreve no canal!

miniatura-argentinaweb                                                    GARGANTA-MINIATURA-WEB

Você já conhecer as Cataratas? Conta pra gente o que achou, comenta lá no final do texto.

Espero que tenha gostado de mais este post.

O que fazer em Foz do Iguaçu

O legal de passar uns dias em Foz do Iguaçu é que além de visitar as Cataratas do Iguaçu, que é o que mais atraí os turistas, você tem outras diversas opções de passeios. É muita opção mesmo! Nós ficamos na cidade em torno de sete dias, não fizemos passeios todos os dias porque não quisemos, mas se quiséssemos teria com toda certeza.

O legal também é, que como é uma cidade muito visitada, você consegue encontrar muito conteúdo na internet para programar a sua viagem. Me esbaldei de tanto ler e assistir vídeos para pensar o que iríamos fazer.

Acabou que fizemos alguns dos passeios mais tradicionais da cidade. E hoje vou compartilhar com você quais foram. Além disso, vou deixar algumas referências de outros blogs que podem te ajudar a planejar a sua viagem.

Cataratas do Iguaçu brasileira

Apesar de ter muitas outras opções de passeios é claro que vou começar falando do passeio mais incrível de Foz e que é imperdível: as Cataratas do Iguaçu.Cataratas do Iguaçu

O Parque Nacional do Iguaçu está muito bem preparado para receber os turistas e pra quem vai com criança esse passeio é menos cansativo do que as Cataratas Argentinas (pelo menos nós sentimos isso). Isso porque no parque brasileiro tem apenas uma trilha com mirantes para contemplação das Cataratas. Então, se você for para o parque, única e exclusivamente, para ver as Cataratas (dentro do parque existe outras opções passeios que não estão incluídos no ingresso) vai andar muito menos.

Os ingressos custam R$ 36,00 para adultos e R$ 10,00 para crianças e idosos. Não há opção de comprar meia entrada. É possível comprar pelo site, o que evita a fila da bilheteria no parque.

O blog Vida Sem Paredes escreveu um post bem completo sobre o Parque Brasileiro e é uma postagem bem recente, para ler clique aqui.

Macuco Safari com crianças

Como escrevi antes, existem outros passeios para fazer dentro do Parque Nacional do Iguaçu, e o Macuco Safari é um deles. No Macuco Safari você tem a experiência de adentrar em um pedacinho da Mata Atlântica, passear de barco no Rio Iguaçu, ter uma visão privilegiada das Cataratas ao chegar bem pertinho delas e ainda tomar um banho gostoso e refrescante (principalmente se for em um dia de calor).

Foi incrível! A realização de um sonho antigo!

Não é um passeio barato! Mas, na minha opinião, valeu todo o esforço em guardar dinheiro para fazê-lo. O valor do ingresso é de R$ 215,00 se comprado diretamente no parque ou pelo site.

O Léo gostou e curtiu a maioria do trajeto. Apenas quando chegou na parte em que o barco vai bem pertinho de uma das cachoeiras é que ele ficou incomodado. Pois, ficou todo molhado, e ele não curte estar de roupa e se molhar. Mas, depois quando voltamos para o local onde nossas coisas haviam ficado, ele nem quis trocar de roupa…vai entender, né?

Para assistir o vídeo dessa aventura que foi emocionate é só clicar na foto abaixo:

Macuco Safari Foz do Iguaçu

O blog Prefiro Viajar escreveu sobre o Macuco Safari, contando com mais detalhes as etapas deste incrível passeio. Para ler, clique aqui.

Parque das Aves

O Parque das Aves é um dos passeios em Foz que são imperdíveis pra quem visita a cidade com crianças. Os adultos também gostam é claro!! Mas, acredito que as crianças acabem se encantando ainda mais.

Como ó próprio nome diz, lá você vai encontrar muitas aves de várias espécies. Mas, além de aves tem alguns poucos outros tipos de animais como jacarés, cobras, tartarugas e também um borboletário. Gostei bastante também, do post do Blog Vida Sem Paredes sobre o local, se quiser ler, clique aqui.

O parque fica bem pertinho das Cataratas brasileiras e o valor do ingresso é de R$ 45,00. Crianças de até 8 anos não pagam e lá tem possibilidade de comprar meia entrada. O parque funciona todos os dias das 8:00 às 17:30.

O ponto alto para o Léo foi observar os jacarés.

O City Tour de Foz do Iguaçu com agência

Gostamos muito de ter feito esse passeio, que inclui três paradas: o templo Budista, a Mesquita Mulçumana e o Marco das Três Fronteiras. Você não precisa fazer o city tour com a agência para visitar esses lugares, porém ao fazê-lo é possível conhecer alguns detalhes sobre cada um deles.

O passeio foi feito com a Iguassu City Tour, em um daqueles ônibus panorâmicos, quase todo aberto e que possibilitam uma visão com mais detalhes da cidade. Durante o trajeto no ônibus, tem um guia que vai passando informações históricas e curiosidades sobre a cidade e cada ponto turístico em que há parada para visita. Além disso, o guia também fica a disposição dos turistas para tirar outras dúvidas, enquanto as visitas estão acontecendo.

Nós resolvemos visitar esses lugares com a agência justamente porque queria conhecer um pouco sobre eles e sobre a cidade. Achei que valeu a pena. É meio corridão porque em cada lugar tem um tempo máximo que o grupo deve ficar para a visita.

É possível comprar o ingresso para o passeio diretamente com a agência pelo site ou presencialmente. Nós compramos o nosso ingresso com desconto pelo Ticket Loko.

Templo Budista

Templo Budista Foz do Iguaçu

O Templo Budista é um lugar com uma bela arquitetura e que nos fez lembrar os nossos tempos de Japão, apesar de ele não ser japonês e sim chinês.  O Léo ficou curioso com cada detalhe. É muito legal ir com ele aos lugares e perceber a sua interação. Mesmo não sendo um passeio com atrações para crianças, percebemos que ele gostou.

Pra quem gosta de fotografar, é um lugar interessante. No entanto, deve-se seguir a orientação do lugar, que permite fotos na parte externa do templo, enquanto que no interior é proibido.

O Templo Budista abre para visitas de Terça à domingo das 9:30 as 16:30 e não é preciso pagar nada.

Mesquita Mulçumana

Nunca havia ido à uma mesquita e fiquei impressionada com a arquitetura do prédio. Tanto por dentro como por fora, é muito bonita. Aqui o Léo ficou super curioso também, pois, os costumes são muito diferentes do tipo de templo que costumamos frequentar.

Mulheres que visitam a Mesquita Mulçumana precisam estar usando roupas abaixo dos joelhos. No dia que fomos, eu estava com um shorts considerado curto para a ocasião, então a agência me emprestou uma saia que ia até o chão (eles estão sempre preparados para as mulheres que precisarem). Além disso, também é preciso usar um lenço na cabeça que pode ser emprestado na própria mesquita.Mesquita Mulçumana Foz do IguaçuNo interior da Mesquita fica uma senhora conversando com os visitantes. De acordo com o guia do City Tour, ela conta diversas histórias e conversa bastante com os turistas. Para quem quiser falar com ela, sem precisar ficar preocupado com a hora, vale a pena ir sem a agência, pois a parada lá é de apenas 30 minutos.

A entrada na Mesquita também é gratuita e funciona de segunda à sexta das 9h às 11h30 e das 14h às 16h, nos sábados apenas no horário da manhã.Mesquita Mulçumana Foz do IguaçuEm frente a Mesquita tem uma loja que vende doces árabes deliciosos. Vale a pena reservar um tempinho pra passar por lá. Se não quiser comer no estabelecimento (se você for com a agência possivelmente não vai dar tempo) dá para embalar para viagem. Nós compramos uma bandejinha e comemos praticamente tudo durante o trajeto até a próxima parada. Nos arrependemos de não ter comprado mais…estava bom demais!Doces árabes Foz do Iguaçu

Marco das Três Fronteiras

O Marco das Três Fronteiras é o ponto onde é possível visualizar os obeliscos do Brasil, Paraguai e Argentina. O Marco foi recentemente reformado e está muito bonito!  Tem uma vila cenográfica das missões Jesuíticas, restaurante e parquinho infantil. Além disso, tem também a  vista para o encontro dos rios Iguaçu e Paraná. Enfim, é um lugar com ótima estrutura e com atrações interessantes.

Não temos fotos muito boas deste ponto. Nessa hora do dia as baterias das câmeras já estavam acabando e como o Léo dormiu, ficou difícil para o meu fotógrafo particular me ajudar…hahá.Missões Jesuisticas Foz do IguaçuA entrada no Marco das Três Fronteiras custa R$ 23,60. Se você for lá com a agência, tem o direito de revalidar seu ingresso para voltar outro dia e curtir melhor o local. Ficamos ali apenas uns 45 minutos. Nós já estávamos bem cansados pois havíamos andado o dia todo, então não achamos ruim de ter que ir embora logo, afinal, além do cansaço, o Léo estava dormindo no nosso colo.Marco das Três Fronteiras Foz do IguaçuVale a pena ir visitar o Marco com bastante calma para poder usufruir de tudo que tem ali. Queria muito ter visto o por do sol por lá, pois havia lido que era muito bonito. Sem contar também que à noite tem apresentações culturais (das 20h às 20h30).Marco das três fronteiras Foz do IguaçuNós até revalidamos nosso ingresso para voltamos no mesmo dia um pouco mais tarde, mas estávamos esgotados e acabamos não voltando. Em nossa próxima visita à Foz, certamente voltaremos lá.

youtubeAssista ao vídeo dos passeios no Parque das Aves e também do City Tour, que foram realizados no mesmo dia. Tá bem bacana!! Clique aqui.

Como economizar nos passeios em Foz do Iguaçu

Foz do Iguaçu tem muitos mais passeios, além desses. Mas, como escrevi no início não fizemos todos. Não daria pra fazer mesmo, porque além de querermos ficar uns dias descansando por lá, os passeios não saem baratos. A maioria dos lugares são pagos.

Mas, o legal é que na cidade existe a possibilidade de comprar ingressos com descontos para a maioria das atrações. E isso você faz através do Ticket Loko, que tem um site e lojinhas espalhadas pela cidade. No site você consegue visualizar quais são as promoções, ou seja, quais atrações estão com descontos em seus ingressos. Mas, para comprar é preciso ir até uma das lojinhas.

O único ingresso que não compramos pelo Ticket Loko foi a entrada do Parque Nacional do Iguaçu (Cataratas brasileiras), isso porque não dá mesmo. Para vocês terem uma ideia, no ingresso do Macuco Safari, pagamos R$ 196,00 cada adulto. Foi um desconto de R$ 19,00 (no parque custa R$ 215,00). Vale super a pena!!

Mas, cada dia eles tem uma quantidade de ingressos para vender, para cada atração e com porcentagens diferentes. Se você quiser saber mais sobre isso, e quais as atrações estarão a venda com descontos, acesse o site deles, aqui. No site tem tudo para você tirar as suas dúvidas: regulamento, endereço das lojas, atrações e os preços de cada uma delas.

Espero que tenha gostado deste post e que ele possa ajudar você a planejar a sua viagem.

Se você já foi para Foz do Iguaçu, conta pra gente qual o passeio você mais gostou.

Continue acompanhando as nossas aventuras pelo Paraná, acessando as nossas redes sociais ou seguindo o blog (é só clicar no botão SEGUIR TURISTANDO PELO PARANÁ.)

facebook-logotipo_318-49940 youtubeimages

Onde comer em Foz do Iguaçu – parte 2

Onde comer em Foz do Iguaçu – parte 1

Onde se hospedar em Foz do Iguaçu: San Juan Eco Hotel.

Um ano de Turistando Pelo Paraná – Vamos comemorar?

Neste mês de fevereiro completamos um ano do blog Turistando pelo Paraná. Dia 06 de fevereiro de 2017 publiquei o primeiro os três primeiros textos aqui no blog (se quiser ler, clique aqui, aqui e aqui).

Natal_Parque_historico_de_carambei
As primeiras dicas do Blog foram da cidade de Carambeí.

Para nós é motivo de comemoração!!! Pois, há um ano temos vivido novas experiências, conhecido lugares e pessoas maravilhosas e compartilhado muito disso tudo aqui no blog. São muitos motivos para comemorar, não é mesmo?

Morro do Gato em Sapopema com esse pessoal maravilhoso que recebeu a gente com muito carinho.

E nada mais justo do que fazer isso com algumas novidades. Por isso, faremos uma promoção. Fizemos uma parceria com o Bisnagas Importados (que está de férias essa semana) e vamos juntos sortear alguns brindes (um tênis de trilha e dois relógios).

Por_do_sol_ILha_do_mel
Na Ilha do Mel a primeira viagem que fizemos com o Blog já iniciado.

Os brindes são simples mas que foram escolhidas com muito carinho para presentear você que nos segue, nos apoia e nos motiva. As promoções serão lançadas no Facebook e Instagram, então segue a gente lá pra saber quando começarão e quais são as condições de participação.

O tênis é igual a esse que estou usando enquanto fazia vlog na chegada ao Parque Nacional do Iguaçu.

E pra terminar este post convido você à assistir esse vídeo que é pura alegria. E que foi ao ar ontem já neste clima de aniversário do Blog. Clique na foto abaixo para assistir, aproveita e se inscreve no canal. Agora, toda segunda-feira às 20h vai ter vídeo novo e você não pode perder as dicas para turistar por esse estado cheio de encantos.

macuco safari.jpg

Antes de terminar, quero agradecer a você que vêm nos acompanhando e dando seu apoio a este projeto. Você nos apoia a cada vez que faz um comentário, curte um post no face ou assiste um dos nossos vídeos. Você não tem ideia de como isso nos motiva a continuar escrevendo e sustentando esse blog, porque é assim que sabemos que estamos de fato contribuindo com alguém!!

GRATIDÃO!

Keila Kubo

****Atualização em 09/03/2018: Fizemos uma promoção e o sorteio foi ao vivo, se quiser assistir, clique aqui.

LEIA MAIS

Cinco lugares, perto de Londrina, para curtir nos próximos feriados.

O que fazer na Colônia Witmarsum do Paraná.

10 passeios que você pode fazer em Sapopema

Conheça os atrativos do Vale do Itararé: Trilha do Lumber e Canion Pirituba.

2 dias em Ribeirão Claro: descanso, aventura e lindas paisagens.

Onde ficar em Foz do Iguaçu: dica de camping.

Vamos começar mais uma série de postagens aqui no Blog. E dessa vez o destino é o  mais procurado do Paraná e o segundo mais visitado do Brasil: Foz do Iguaçu.

É claro que o Turistando pelo Paraná não poderia deixar de ir à Foz e trazer dicas quentes pra você. Foz do Iguaçu é uma ótima cidade, muito bem preparada para receber os turistas e conta com uma atração que é de babar: as Cataratas do Iguaçu. Não é à toa que recebe gente do mundo inteiro, ávidos por contemplar aquele espetáculo da natureza.

E nós moradores do Paraná, somos privilegiados por ter essa beleza praticamente em nossos quintais. Temos que aproveitar, não é mesmo?

Porém, não é tudo mil maravilhas. O fato de ser um destino muito procurado traz pontos negativos: muita gente no mesmo lugar, preços altos, tanto em relação aos passeios como às hospedagens e isso encarece bastante a viagem. 😦 E nós não somos ricos, não é mesmo? Hahá (assim, como a maioria da população paranaense e brasileira). Então, o post de hoje vem para dar uma dica para quem quer economizar em hospedagem (assim como nós), mas desfrutar ao máximo da experiência em conhecer ou revisitar as clássicas e maravilhosas Cataratas do Iguaçu e tudo o mais que a cidade tem para oferecer.

Bem difícil de tirar uma foto exclusiva…hahá

Se você não gosta de acampar mas quer economizar também, continue a leitura pra saber um pouco mais sobre esta opção de hospedagem, pois além de camping o local  oferece também quartos privativos.

Hostel Paudimar Campestre

camping paudimar campestre

Gostamos muito de ter ficado neste Camping, pois é muito completo. Além de toda a infraestrutura que eles oferecem, o lugar era bem sossegado, meio afastado da cidade, e tinha um ambiente bem familiar.

Lá tem área de lazer com piscina, campo de futebol e parquinho. Todos os dias depois de passear durante parte do dia, voltávamos com muito calor e corríamos para dar um “tchibum” na piscina.

Piscina CAmping Paudimar Campestre

Os banheiros ficam bem próximos à área do camping e no geral são ótimos. Poucos são os campings que oferecem uma estrutura como essa: tem banheiros masculinos e femininos, ambos bem amplos, com várias pias, espelhos, pelo menos quatro banheiros com vasos sanitários e mais seis duchas.

Camping paudimar campestre
Espaço com varal e alguns tanques para lavar a roupa.

Tomei banho quase todos os dias com uma água bem morna, quase fria. Mas, percebi que durante o dia a água era bem quente. Não sei se o aquecimento é a luz solar e chegava a noitinha (quando eu tomava banho) a água não esquentava ou se acabava mesmo. A dica, se você gosta de banho quente, é ir antes de o sol se por. Como estava calor, não achei ruim tomar banho com a temperatura da água meio fria. Mas, no inverno não dá, né?

A cozinha compartilhada também é ampla e tem o básico: fogões, geladeiras, pias, mesas e bancos. Não eram todos os fogões que estavam funcionando, mas em todas as vezes que quissemos utilizar a cozinha sempre tinha um disponível. Porém se estiver pensando em cozinhar no camping (que é uma ótima maneira de manter a economia na viagem), é bom se programar direitinho, pois não vimos mercado lá por perto. Além disso, leve seus utensílios de cozinha.

cozinha comunitária camping  paudimar.jpg

Além de camping, lá também tem área para Motor Home, apartamentos privativos e os clássicos compartilhados. Sinto por não ter pedido para conhecer o interior dos quartos. Porém, uma senhora que estava hospedada em um dos apartamentos privativos contou que são muito bons, bem limpinhos e que todo ano vai para Foz e fica neste Hostel.

Hostel Paudimar CAmpestre Foz do Iguaçu.jpg

Todos que se hospedam lá, tem direito a utilizar toda a infraestrutura do local e também de consumir o café da manhã. Luxo puro ficar em camping e ainda ter café da manhã, não é mesmo? E olha que pra um hostel o café era ótimo. Todos os dias tinha bolos, pães, frios, frutas, sucos, leite e café.

Lá tem uma lanchonete que além de lanches, serve também alguns pratos de comida e bebidas. Nós jantamos uma noite e a comida era simples, mas bem saborosa. Os preços são ótimos! No dia que jantamos lá, tínhamos andando bastante e estávamos famintos quando retornamos pro Camping. Pensa se não devoramos o prato de comida caseira?? 🙂

Depois de um dia de passeios nada melhor do que comer um prato de arroz e feijão preto. Delícia!!

A lanchonete fica no ambiente da piscina. Depois de jantar ainda aproveitamos a noite por ali, descansando um pouquinho em uma das redes que ficam espalhadas pelo hostel. Lembre-se de levar e usar repelente, pois o local é bem arborizado, então tem bastante insetos.

O hostel fica próximo à avenida das Cataratas, sendo 6 km e meio até o Parque Nacional do Iguaçu e 11 Km do centro da cidade. Se você estiver de carro não terá problemas para se locomover entre os principais atrativos turísticos da região. E lá por perto tem pontos de ônibus também. Além disso, o hostel oferece serviço de van que leva e busca até os passeios que os hóspedes se interessarem.

Nós estávamos de carro, mas quando fomos para o Paraguai, preferimos ir de van. Achei o serviço muito eficiente. Pagamos R$ 50,00 por pessoa, o que não achei barato, mas com certeza muito mais prático e seguro.

QUANTO CUSTOU SE HOSPEDAR NO CAMPING PAUDIMAR?

O camping custou R$ 35,00 a diária por pessoa (o Léo não pagou), o que realmente faz com que essa opção seja muito econômica. O custo benefício é ótimo! Ainda mais tendo em vista a estrutura oferecida e mais o café da manhã incluído.

Porém como disse antes, lá também tem opção de quartos, que também não são caros. O quarto mais simples (com ar-condicionado e banheiro privativo) para casal custa R$ 125,00 por diária.

E pra quem quer economizar ainda mais, mas quer dormir em uma cama, tem a opção de ficar em quartos compartilhados que custam R$ 48,00 por pessoa.

****Esses preços são de janeiro de 2018, antes de ir pra lá, sempre consulte com o estabelecimento.

Quando fomos pra lá, sabíamos que havia a possibilidade de dormir em quartos, mas nem havia pesquisado os preços, porque a nossa intenção era dormir na barraca mesmo. Pois, é uma coisa que o Léo gosta muito de fazer, e apesar de todos os percalços que tivemos com o nosso colchão (que furou na primeira noite….ahahha), nós também gostamos. Mas, achei bem em conta o preço dos quartos levando em consideração tudo o que já mencionei.

Claro que gostamos também de dormir bem, por isso depois de quatro noites na barraca, já havíamos planejado passar outras 3 noites em hospedagens um pouco mais confortáveis. Mas, isso é história pra outros posts.

Continue acompanhando os posts sobre Foz do Iguaçu, teremos outras dicas de hospedagens, passeios e também de lugares para comer.

Além disso, assista o vídeo que preparamos com muito carinho sobre essa aventura em Foz do Iguaçu. Você vai poder ver mais imagens desse camping que sugerimos aqui. É só clicar na foto abaixo e você será redirecionado para o Youtube.

Camping em Foz do Iguaçu - Paudimar

Siga-nos nas redes sociais e fique por dentro de todas as postagens. Se preferir inscreva seu e-mail aqui no blog para receber as novidades em sua caixa eletrônica.

facebook-logotipo_318-49940             images

Informações sobre o Hostel:

Endereço:  Rua Alameda Caibi 201 – Bairro Remanso Grande

Telefone: 45 3529-6061 – Site: aqui

Onde comer e dormir na região de Sengés/ Itararé

Conheça o Vale do Jaguaricatú: cachoeiras e um cânion de tirar o fôlego.

2 dias em Ribeirão Claro: descanso, aventura e lindas paisagens.

Parque Estadual de Vila Velha: contemplação da natureza milenar.

Como distrair as crianças durante uma viagem de carro?

Estamos em plenas férias de verão…uhuuuu…férias, uma das palavras mais lindas da língua portuguesa…:) .

Este post é pra você, que está de férias e vai viajar de carro com a família. Para a criançada, não é nada fácil aguentar ficar dentro do carro horas e horas. Mas, também não dá pra ficar parando sempre, se não o destino nunca chega, não é mesmo?

Sei que cada família encontra o seu jeitinho de distrair a criançada durante suas viagens. Mas, vou compartilhar com vocês algumas dicas do que nós fazemos pra viagem de carro ser menos estressante pro nosso pequeno.

Vamos lá?

1. Programamos a viagem para sair de madrugada, assim ele sai dormindo de casa e só acorda quando paramos o carro, o que só acontece quando nós não aguentamos mais…hehe. Assim, dá pra viajar pelo menos umas 4 ou 5 horas direto.
  2. Separamos uma bolsa com brinquedos e livrinhos que sejam de interesse dele e que dê para brincar dentro do carro. Hoje em dia, levamos até livrinhos de atividade que tenha uma capa dura, e assim ele vai fazendo em alguns momentos da viagem.
  3. Selecionamos músicas para cantarmos e dançarmos durante a viagem. Quando o Léo era menor, eu acabava cantando várias músicas para ele.
  4. Levamos lanchinhos que vamos dando de tempo em tempo e assim ele se distraí comendo algo que normalmente não come.
  5. Brincamos de “Fui pra lua”. Essa é uma brincadeira de memorização, que o Léo gosta muito. Uma pessoa começa a brincadeira falando “Fui pra Lua e levei uma caneca”, o outro deve falar “Fui pra Lua, levei uma caneca” e mais alguma coisa, e assim o próximo vai falando o que já foi mencionado e acrescentando mais itens a frase.
  6. Brincamos de falar palavras que iniciem com uma determinada sílaba que combinamos. Por exemplo, combinamos que falaremos palavras que iniciem com “CA” e assim vamos falando: cavalo, cabelo, cadeira…etc..até alguém não conseguir falar mais ou se cansar mesmo…hehe. Conforme a idade da criança dá pra ir dificultando e colocando temas, por exemplo: falar palavras que comecem com “CA” mas, que sejam nomes de pessoas.
  7. Procuramos ao máximo evitar aparelhos tecnológicos, mas em alguns momentos, ele assiste desenhos na netflix (que fazemos download em casa) e joga alguns joguinhos também.

E você o que faz para deixar o período dentro do carro menos estressante para seu filho(a) durante uma viagem de carro? Deixa seu comentário aí.

Siga-nos nas redes sociais:

facebook-logotipo_318-49940 youtube images (1)

Leia Mais:

10 brincadeiras para fazer na praia e se divertir com as crianças.

Conheça o Buraco do Padre em Ponta Grossa.

10 passeios que você pode fazer em Sapopema

O que fazer na Colônia Witmarsum do Paraná.

Nós já havíamos estado em Witmarsum, uma pequena colônia Alemã, que fica à aproximadamente 60 km de Curitiba, em janeiro de 2017. Retornamos no feriado de finados e passamos um tempinho agradável por lá. Foi corridinho, mas deu pra conhecer um pouquinho mais da colônia.

Neste post vou contar sobre nossa experiência deixando uma listinha do que você pode fazer ao visitar a colônia:

1.Comer Eisbein em um dos restaurantes da Colônia.

Na colônia tem diversos restaurantes. É uma perdição! Nós já havíamos almoçamos na Ponyland mas, nesta última visita, almoçamos no Restaurante Bierwit, que serve uma comida excelente!! O joelho de porco é divino, com um pururuca perfeita 🙂 .Restaurante Bierwit Witmarsum.jpgPedimos um prato que levava o nome da casa, Bierwit, e que era composto por joelho de porco, linguiça mista, purê de maça, purê de batata, chucrute, schnitzel (boi, porco ou frango empanado). O prato é para duas pessoas, mas comemos em três adultos e uma criança. Super bem servido e o melhor de tudo: delicioso!! Esse prato custou R$ 93,90. Achei o custo benefício ótimo!IMG_2792.JPGAlém da boa comida, eles servem também chopp artesanal. Vale a pena experimentar.

Geladíssimo!

O Restaurante fica bem lotado, portanto, chegue cedo, ou com paciência para esperar na fila de espera. Eles abrem no sábado das 11:00 às 23:00 horas e no domingo das 11:00 às 16:00. Fique de olho em horários para feriados.

Endereço: Avenida Presidente Ernesto Geisel, Colônia Witmarsum, Palmeira – Pr.

Para acessar a FanPage do restaurante clique aqui.

2. Comer torta de aveia do Restaurante e Pousada Bela Vista

A torta de aveia servida no Restaurante Bela Vista de Witmarsum é maravilhosa! De acordo com o restaurante é feita com massa de aveia, recheio de leite condensado e cobertura de chocolate meio amargo. Com essa combinação, só poderia ter um resultado delicioso, não? Eles servem a torta como sobremesa ou no café da manhã.

Endereço: R. Nicolau Penner, 3210 – Colônia Witmarsum, Palmeira.

3. Comprar produtos coloniais

Na colônia tem alguns estabelecimentos que vendem queijos, vinhos e outros produtos coloniais. Nós visitamos o Quiosque do Sabor. Gostamos muito do vinho que compramos lá, que custou R$ 15,00 a garrafa.

Também fomos na feirinha do produtor que fica em frente ao mercado do centro da colônia. É uma feirinha com poucas barracas que vendem produtos alemães. Lá compramos um Sdrudel de maça. Mas, você vai encontrar diversos produtos, como bolachinhas, doces, queijos artesanais, e linguiças. A feirinha só funciona aos sábados, até às 12:00h.

4. Visitar o Recanto dos Papagaios

Bem pertinho da colônia, existe um cantinho cheio de beleza e de paz. O ponto alto do Recanto dos Papagaios é o riacho de águas transparentes e tranquilas. Em dias de calor deve ser muito gostoso se refrescar por ali. Nós não tivemos sorte, pois estava um dia nublado e com pancadas de chuva, então não pudemos aproveitar as águas.

Mesmo assim, gostamos muito de ter conhecido o local. Lá é possível fazer um pique-nique e passar boa parte do dia. Tem parquinho, estrutura para churrasco e banheiro. Para saber mais sobre o local, clique aqui.

preco-com-simbolo-do-dolar_318-77331 A entrada é gratuita. 🙂

Na Colônia Witmarsum ainda tem mais opções de passeios, como visitar o Museu e passear de trator. Não tivemos tempo de conhecer tudo. Mais, uma desculpa pra gente voltar pra lá! 🙂

E você conhece outras atrações? Conta pra gente escrevendo nos comentários.

Se você gostou deste post compartilha com os amigos e siga-nos nas redes sociais para ficar por dentro de outros destinos e aventuras.

facebook-logotipo_318-49940 imagesyoutube

LEIA MAIS

Pousada Econômica na Colônia de Witmarsum no Paraná.

Comida típica Alemã no Paraná: Colônia Witmarsum

Conheça o Buraco do Padre em Ponta Grossa.

Conheça o Vale do Jaguaricatú: cachoeiras e um cânion de tirar o fôlego.

Roteiro Europeu no Paraná: conheça Castrolanda.